Você está aqui: Contribuições >> Contribuição Sindical
Contribuição Sindical
15/02/2011 00:00


ESCLAREÇA OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

 

 

O QUE É CONTRIBUIÇÃO SINDICAL?

É uma contribuição anual e obrigatória a todos os integrantes da categoria representada pelos sindicatos, independentemente de filiação como associado. O valor arrecadado é, automaticamente, dividido entre o Ministério do Trabalho e Emprego (20%), a Confederação (5%), a Federação (15%) e o Sindicato (60%). (Fundamento legal: arts. 579 e 589 da CLT.)

 

QUAL O VALOR DEVIDO?

O valor da contribuição sindical é calculado de acordo com o capital social da empresa, conforme tabela progressiva divulgada anualmente pela confederação que representa a respectiva categoria (exemplo: comércio, indústria ou transporte). 

 

AS FILIAIS SÃO OBRIGADAS A RECOLHER A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL?

 

Depende. Somente a filial situada na mesma base da entidade sindical que representa a matriz e sem capital social atribuído é que está desobrigada do recolhimento das contribuições.

Assim, temos as seguintes hipóteses:

- Filial localizada na base da mesma entidade sindical que representa a matriz, SEM capital social atribuído: recolhimento DISPENSADO;

- Filial localizada na base da mesma entidade sindical que representa a matriz, COM capital social atribuído: recolhimento OBRIGATÓRIO;

- Filial localizada fora da base da entidade sindical que representa a matriz, COM capital social atribuído: recolhimento OBRIGATÓRIO;

- Filial localizada fora da base da entidade sindical que representa a matriz e SEM capital atribuído: recolhimento OBRIGATÓRIO.

 

Neste caso, será necessário definir um “capital social fictício”. Com base no percentual de faturamento da filial, estima-se o percentual sobre o capital social da matriz. E, com esta base de cálculo, poderá conferir pela tabela do sindicato o valor da contribuição. (Fundamento legal: art. 581 da CLT.)

 


30/07/2014
Demissão de colaboradores nos 30 dias que antecedem a data-base da categoria: indenização adicional
23/07/2014
Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 de Cerquilho
22/05/2014
Sincomércio: há quase 50 anos atuando em Itu e região
22/05/2014
O que muda no dia a dia de empresas e trabalhadores durante a Copa
22/05/2014
Veja como ficam os horários de trabalho durante a Copa do Mundo